Uma reunião entre os diretores da APLB/Sindicato e o prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, prevista para ocorrer nesta semana, poderá consolidar a conquista do Piso Salarial 2023, ajustado em 14,95%, pelo Ministério da Educação, com previsão na Lei Federal 11.738/2008.
Está será a primeira reunião das rodadas de negociações entre sindicato e administração em que o gestor estará presente. Até aqui, os sindicalistas, que representam a categoria dos trabalhadores do magistério, têm dialogado apenas com o Secretário de Educação, José Ferreira, que não tem autonomia para decidir sozinho sobre a matéria.
“Na última reunião que tivemos, o secretário de educação nos garantiu que nesta semana o prefeito Marcelo Angênica nos atenderia”, confirmou Noel Vieira, coordeandor da APLB de Itamaraju. De acordo com o sindicalista, há 02 meses o setor contábil da Prefeitura Municipal diz que tem se debruçado sobre os impactos que o ajuste causará na folha de pagamento da educação. “Nós já entregamos as planilhas atualizadas com o valor que cada servidor deverá receber após o ajuste. Acreditamos que a contabilidade já tenha concluído seu trabalho e estamos otimistas para esta reunião com o gestor”, concluiu.
Ainda de acordo com Noel, assim que a reunião for confirmada, a categoria voltará a se reunir em assembleia para apresentar a proposta do gestor e decidir quais medidas adotará em caso de descumprimento da lei por parte da administração municipal.