Na sessão desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Robinho (UB) participou ativamente das discussões em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa o fim da escala 6×1. Em seu pronunciamento, o parlamentar fez duras críticas a atitudes que, segundo ele, se articulam contra os ricos, defendendo que a prosperidade dos empresários é fundamental para a economia.
Durante sua fala, Robinho evocou a conhecida fábula da “Galinha dos Ovos de Ouro” para ilustrar sua visão sobre a importância dos empresários. “Se tirar a galinha, quem vai botar o ovo de ouro?”, questionou, ressaltando que atacar a riqueza poderia resultar em consequências severas para a economia local. O deputado argumentou que a riqueza gera mais riqueza e que a miséria, por outro lado, perpetua a pobreza.
Robinho também se mostrou preocupado com a possibilidade de a adoção da escala 4×3 aumentar os custos para os empresários. Ele alertou que isso exigiria um maior número de contratações, acarretando um aumento nos encargos trabalhistas. “O empresário sabe fazer contas. Ao contratar mais gente, o custo dele vai aumentar, e o que ele vai fazer? Repassar isso no custo de produção”, afirmou, enfatizando que tal situação poderia afetar negativamente a competitividade das empresas.
O deputado concluiu sua argumentação defendendo que os empresários devem ser incentivados e apoiados, pois são eles que geram empregos e movimentam a economia.