Passada as eleições de 2018 o foco político agora em Itamaraju gira em torno da eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal onde serão eleitos presidente, vice-presidente, primeiro secretário e o segundo secretário. A eleição para o biênio 2019/2020 deve acontecer ainda esse ano. A articulação pretende levar quatro ex-presidentes ao comando do legislativo e teria o apoio do prefeito Marcelo Angênica (PSDB).
Para garantir a eleição de Rubens, quatro ex-presidentes do legislativo se uniram em uma chapa e devem sair fortalecidos passando a ocupar cargos na nova Diretoria da Câmara de Itamaraju.
Seguindo essa tendência, o vereador Rubens do Hospital deve ser eleito Presidente, tendo o vereador Chico do Hotel (PP) recentemente afastado, como Primeiro Secretário, que na prática corresponde à função de tesoureiro. Ainda nessa articulação, o vereador Luiz Pitta (PSD) assumiria a Segunda Secretaria.
No centrão o atual presidente Chico Giló (PSD) passaria a exercer a vice-presidência. A semelhança entre esses quatro parlamentares é que todos os quatro já foram presidentes do Legislativo em Itamaraju. Nos corredores da Câmara comenta-se que umas das hipóteses é que esse quarteto possa facilitar a aprovação de lei que amplia a área de plantio de eucalipto no município de Itamaraju entre outras matérias que de interesse do poder executivo municipal.
Correndo por fora, o vereador Evando Rodrigues (Solidariedade) já declarou sua intenção de concorrer a presidência da casa. Evando defende uma legislatura independente, sem amarras e capaz de aprovar projetos de interesse do município de formar a beneficiar a comunidade.