Quem está se formando nos cursos técnicos e mora no extremo-sul da Bahia poderá contar com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para ingressar no Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado. Um escritório regional da Fundação Luís Eduardo Magalhães, instituição que faz o contrato com os jovens profissionais, foi inaugurada pelo governador Rui Costa na agência do SAC em Teixeira de Freitas. Rui disse que a expectativa é que 4 mil jovens estejam contratados nos órgãos do Estado até o dia 31 de dezembro. “Eu criei o Programa Primeiro Emprego e aprovei a lei que não deixa brecha para que a escolha seja de indicação do governador nem de ninguém. Os jovens são escolhidos para serem encaminhados para as empresas ou para os órgãos do Estado pela média de nota que eles alcançaram nos três anos do segundo grau”.
A presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Maria Quitéria Mendes, afirma que a ação tem o objetivo de interiorizar as oportunidades. “Para estar próximo desses jovens, seja com questões de documentação, de assinar carteira, na contratação ou no monitoramento destes profissionais, nós fizemos essa parceria e estamos instalando postos nas agências do SAC da Bahia”.
Segundo ela, o posto de Teixeira de Freitas é o segundo a ser instalado. “O primeiro foi inaugurado em Juazeiro, os próximos serão em Irecê e Senhor do Bonfim. Vamos inaugurar também em Feira de Santana. Assim os jovens não precisam mais mandar documentos pelos Correios para Salvador, por exemplo”. Para procurar o programa é preciso que os jovens tenham concluído o curso técnico e não tenham completado ainda um ano de carteira assinada na sua profissão. Também nesta quinta, o governador Rui participou da inauguração de um frigorífico em Teixeira de Freitas, onde entregou três carros da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). O frigorífico tem a capacidade instalada para abater até 40 mil frangos por dia e já emprega 100 funcionários.