Na página inicial do SAC Digital, os usuários encontram um banner do SAC Facilita. Basta clicar para ter acesso a todo o conteúdo. São vídeos tutoriais e cartilhas que trazem todo passo a passo de como utilizar os serviços. Os conteúdos são didáticos e fáceis de entender. A nova ferramenta pode ser acessada via web, a partir de um computador, e também pelo aplicativo de celular.
O SAC Digital foi lançado pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), em julho de 2018, com oferta modesta de serviços digitais e agendamentos. A ideia foi facilitar a vida dos cidadãos, criando uma plataforma digital que reunisse todos os serviços de Governo em um só canal, ao invés de cada órgão público oferecer atendimento de forma separada.
A plataforma foi um sucesso e passou a ampliar o leque de serviços de forma exponencial. O SAC Digital ofertava um total de 12 serviços, nos primeiros meses de operação. Atualmente, a plataforma saltou para um total de 490 serviços públicos, sendo que 57 destes estão disponíveis de forma inteiramente remota.
Para acessar o SAC Facilita, basta clicar no banner da ferramenta, situado na home page do SAC Digital. O usuário será direcionado para a página do SAC Facilita, onde terá acesso a vídeos tutoriais e a cartilhas. Neste espaço, os cidadãos vão encontrar informações e material de apoio sobre os principais serviços, que podem ser consultados antes, durante e após o atendimento.
As orientações disponíveis no SAC Facilita servem para quem acessar a ferramenta via Internet, a partir de um computador, e também para aqueles que preferirem usar App do celular. Na página, os cidadãos também vão ter acesso a novidades e mudanças sobre a prestação dos serviços públicos operacionalizados na Plataforma, agendamento, ativação do cadastro, impressão de CRLV-e, solicitação do RG Expresso, dentre outros.