Neste sábado, 1º de fevereiro, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) realizará um atendimento especial para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Eunápolis, Ilhéus e Itabuna. A ação ocorrerá das 8h às 12h, oferecendo aos cidadãos a oportunidade de obter o novo documento.
Para obter a nova Carteira de Identidade, é necessário agendar o atendimento previamente, que pode ser feito através do aplicativo ou pelo portal www.ba.gov.br. O agendamento também pode ser realizado pelo call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
A primeira via da nova CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para a emissão do documento, os cidadãos devem apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada, é preciso levar também uma cópia.
Além de permitir a inclusão de outros números de documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteira de trabalho, a nova CIN também possibilita a adição de informações sobre condições de saúde, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual. Informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgãos também poderão ser registradas.
Além de Eunápolis, Ilhéus e Itabuna, a ação também acontecerá em outros municípios da Bahia, incluindo Alagoinhas, Barreiras, Conquista II, Feira II, Guanambi, Jequié e Juazeiro. Os postos na capital baiana que participarão da ação são Cajazeiras, Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai.