Os trabalhadores nascidos em dezembro que têm direito ao PIS/Pasep (ano base 2016)podem sacar o benefício a partir desta quinta-feira (14). O abono salarial vai estar disponível a quem trabalhou por, pelo menos, um mês em 2016 com remuneração média de até dois salários mínimos.
Para sacar, o trabalhador deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica ou casa lotérica, até do dia 29 de janeiro. Após esse prazo, o valor vai voltar ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
O trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
De acordo com o Ministério do Trabalho, já foram liberados os recursos para os trabalhadores privados nascidos de julho a novembro e para o servidores públicos com finais de inscrição de 0 a 4, totalizando R$ 6,88 bilhões pagos a 9,35 milhões de trabalhadores. Dessa forma, 38,16% do total de beneficiários receberam o abono. Outros R$ 11,14 bilhões ainda serão pagos. O valor a ser recebido por cada trabalhador varia de acordo com o período trabalhado no ano-base.