Os criadores de bovinos, bubalinos e outros animais de exploração pecuária em Mucuri devem ficar atentos para a atualização do cadastro do rebanho. O procedimento é obrigatório e está disponível a partir de 1º de novembro até 15 de dezembro.
A atualização deve ser realizada no escritório Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), que está localizado no distrito de Itabatã, na Subprefeitura.
Manter o cadastro atualizado é fundamental para garantir a segurança sanitária do rebanho e assegurar o trânsito de animais de forma regular. Os produtores que não cumprirem essa exigência correm o risco de ter suas propriedades bloqueadas para o trânsito de animais e podem enfrentar outras penalidades, reforçando a importância de manter o cadastro em dia.
Para auxiliar os criadores nesse processo, a Secretaria de Agropecuária disponibilizou um técnico no escritório da ADAB para prestar assistência durante a atualização. Além disso, os produtores têm a opção de regularizar o cadastro também pelo site da ADAB (www.adab.ba.gov.br), oferecendo uma alternativa prática e acessível.
A atualização é determinada pela Portaria 678 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e é uma medida que visa não apenas a regularização, mas também a proteção da saúde animal e o fortalecimento do setor agropecuário. Com um rebanho bovino de 13,1 milhões de cabeças, a Bahia se destaca como a maior produtora do Nordeste e a sétima em produção no Brasil.