A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um alerta nesta sexta-feira 24, em relação ao descumprimento do contrato por parte da Prefeitura de Teixeira de Freitas para a realização de cirurgias ortopédicas, especialmente pediátricas no Hospital Estadual Costa das Baleias.
De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, a prefeitura tem deixado de cumprir com suas obrigações estabelecidas no contrato, o que tem gerado desassistência e preocupação. “O Sistema Único de Saúde (SUS) tem uma governança clara e não pode descumprir unilateralmente o que foi pactuado. Se não forem cumprir com suas responsabilidades, acionaremos os órgãos de controle para que cumpram. É fundamental garantir o acesso da população a serviços de saúde de qualidade”, ressaltou a secretária.
Roberta Santana também visitou o Hospital Estadual Costa das Baleias e destacou a relevância da unidade de saúde para a região. Inaugurado recentemente, o hospital já atendeu mais de 330 pacientes, realizando cirurgias em diversas especialidades e contando com uma taxa de ocupação de 75%. “O hospital é referência para 21 municípios, compreendendo mais de 800 mil habitantes. Oferece serviços de alta complexidade e tem impactos positivos na economia local”, afirmou a secretária.
O diretor geral do HECB, Marco Antônio Andrade, ressaltou que a unidade já realizou mais de 100 cirurgias em diversas especialidades, contribuindo para o atendimento de pacientes da região. Enquanto o superintendente da Atenção Integral à Saúde da Sesab, Karlos Figueiredo, enfatizou a importância do acesso dos pacientes ao hospital, que é 100% referenciado pela Central Estadual de Regulação.
Diante desse cenário, a Sesab reforça a necessidade de garantir a prestação adequada de serviços de saúde à população, cumprindo os contratos estabelecidos e valorizando unidades de saúde como o Hospital Estadual Costa das Baleias, que desempenham um papel fundamental na região.