Informações equivocadas divulgadas nas redes sociais nesta sexta-feira 14, sobre o atendimento de um paciente cardiopata proveniente de Itanhém na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) levaram a Secretaria Municipal de Saúde, a emitir uma nota de esclarecimento.
Conforme a nota, o paciente foi inicialmente atendido por um cardiologista particular, que o orientou a buscar atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Teixeira de Freitas. No entanto, segundo os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), casos como o dele exigem internação e regulação diretamente pelo município de origem.
Ao chegar na UPA por volta das 9h40, o paciente foi avaliado e constatou-se que estava estável, sem necessidade de intervenção emergencial. Sendo a UPA uma unidade de urgência e emergência, não realiza internações de pacientes de outros municípios sem a devida regulação. Assim, foi recomendado que o município de Itanhém solicitasse uma vaga pelo sistema de regulação estadual (SUREM).
A administração de Teixeira de Freitas enfatizou seu compromisso com a qualidade no atendimento à saúde e repudiou a disseminação de informações distorcidas nas redes sociais que causam desinformação e alarmam a população. Para mais informações sobre os serviços de saúde e os protocolos de atendimento, a prefeitura orienta os cidadãos a consultarem o site oficial ou entrarem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (73) 1234-5678, onde estão disponíveis detalhes sobre a regulação de pacientes e as diretrizes do SUS.