Wallison Tum, o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, se encontrou com o Presidente Lula, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e outros representantes do setor para discutir as questões da fruticultura no Brasil. O encontro ocorreu na Granja do Torto, em Brasília, na última quinta-feira 21.
Durante a reunião, foram discutidas ações para estimular o setor frutícola e o atual cenário da fruticultura no país. O ministro Fávaro enfatizou o compromisso do governo em auxiliar os produtores na abertura de mercados e em ter um relacionamento mais próximo com as demandas do agronegócio brasileiro.
O encontro foi elogiado pelos produtores, que destacaram a retomada do diálogo com o governo. Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), salientou o apoio recebido do governo e a importância de atender às demandas específicas do setor.
Em 2023, as exportações de frutas do Brasil atingiram um recorde de US$ 1,3 bilhões, com mais de 1,1 milhão de toneladas exportadas. A Bahia se destacou na fruticultura nacional com altos índices de produtividade nas áreas irrigadas, e as exportações de frutas do estado superaram US$ 253,6 milhões em 2023.DA