A Secretaria de Cultura da Bahia (SECULT-BA), reuniu Dirigentes Municipais de Cultura do Extremo Sul em um encontro de formação realizado na cidade de Prado na última sexta-feira, 19.
O evento contou com a participação e mediação de Nadjane Estrela, Diretora de Territorialização da Cultura da SecultBA, e Junieques Santos, Representante Territorial da Secretaria no Extremo Sul. A atividade serviu como momento de avaliação e planejamento de novas ações.
Durante o evento também foi realizada apresentação preliminar sobre o Panorama do Sistemas Municipais de Cultura, onde o Extremo Sul foi o primeiro território da Bahia a aparecer com 100% dos municípios com leis do Sistema já em implementação.
No decorrer do encontro os dirigentes municipais de Cultura também se comprometeram em efetivar a implantação dos conselhos municipais de Cultura e os respectivos fundos municipais ainda no primeiro semestre deste ano.
O Representante Territorial do Extremo Sul, Junieques Santos, avaliou de extrema importância a realização do encontro, segundo ele a troca de experiências contribui significativa para o avanço coletivo do território. “A equipe de gestores está empenhada na implantação Sistemas Municipais de Cultura, e com isso a comunidade sai fortalecida, pois os SMCs garantem a formulação e implantação de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento humano, social e econômico, com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços desta cadeia produtiva.”
A Diretora de Territorialização da Cultura da SecultBA, Nadjane Estrela, avaliou positivamente o evento. “O encontro de dirigentes do extremo sul foi bastante produtivo, demorostrou um processo de alinhamento entre os dirigentes para implementação dos elementos do sistema, como todos os municípios do território já possuem a lei do sistema o planejamento girou em torno dessa temática, além uma tarde formativa sobre a PNAB com a presença de representação dos conselhos foi fundamental para tiragem de dúvidas e consenso da urgência na construção dos planos municipais de cultura. Avalio como um encontro de qualidade ímpar pelo processo de mobilização e articulação de Junieques Santos, representação da Secult no território, como fundamental para o avanço da organização e total funcionamento dos sistemas municipais de cultura no Território”, disse a diretora.