Ocorreu na por volta das 9h da manhã deste domingo 1º, a posse da vereadora Joseny Alves (PSD), conhecida como Ny, como presidente da Câmara do de Itamaraju.
Um detalhe que chamou a atenção foi a ausência de representantes do poder executivo e das outras três mulheres que exercem a vereança na casa durante a cerimônia.
A sessão foi conduzida pelo vereador Rubens do Hospital (PSDB) que empossou a vereadora ao cargo, bem como, os demais membros da mesa diretora para o biênio 2023/2024.
Ao fazer uso da palavra, Ny repudiou a ausência de representantes do executivo na posse e questionou os motivos que teriam levado as demais colegas a se ausentarem.
“Esse é um momento histórico para nós mulheres que, ao invés de nos dividir, devemos unir forças para ocupar mais espaço na política”, defendeu a vereadora ao homenagerar a advogada Lucélia Andrade que há 30 anos atrás comandou pela primeira vez o legislativo da cidade e participou da posse.
O vice-presidente da Câmara Daniel Nascimento (PROS), defendeu a independência da casa e a harmonia entre os poderes. “Estamos aqui para trabalhar em prol da população que é a única que deve ser beneficiada”, destacou.
A ausência de representantes do poder executivo o também foi motivo de crítica por parte do ex-presidente Rubens do Hospital. “Desejo boa sorte à vereadora Ny e quero deixar claro que aqui deveria estar um representante do executivo”, comentou ao fazer uso da palavra após o leitura do juramento.