A Semana Pedagógica da rede estadual está sendo estratégica para o planejamento do ano letivo nas escolas indígenas da rede estadual de ensino. Com o debate entorno do tema principal “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”, os professores, coordenadores pedagógicos e gestores das escolas indígenas discutem aspectos do currículo que incluem a valorização das tradições e da cultura indígena, considerando aspectos como a arte, a música, a dança, a língua, a culinária, a medicina e os saberes das diferentes etnias.
O diretor do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, na região do extremo sul Baiano Railson Sena Brás, da etnia Pataxó, contou sobre o trabalho realizado neste planejamento. “Desenvolvemos discussões dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), mas trabalhamos também com todos os aspectos que envolvem a cultura Pataxó. É importante realizarmos projetos que envolvam a nossa língua Patxohã, nossos cânticos, adereços, expressões corporais, entre outros, para criar uma pedagogia que na teoria reflita na prática os nossos costumes”, afirmou.
Para o professor de Matemática, Leandro Chagas, do Coroa Vermelha, a contextualização e interdisciplinaridade norteiam o trabalho da unidade escolar. “O trabalho que realizamos na Semana Pedagógica tem que ser fundamentado na vida cotidiana dos estudantes indígenas para que possam ser aplicado na escola. Já era uma prática que vínhamos adotando desde 2015, mas com a chegada da BNCC essa diretriz pedagógica foi fortalecida e podemos valorizar, ainda mais, a cultura dos alunos indígenas por meio da pedagogia escolar”, ressaltou.