Nova Viçosa sediou, na terça-feira 6, o Seminário de Turismo da Costa das Baleias, para debater as principais ações de desenvolvimento do setor na região. O evento reuniu secretários de Turismo, conselhos municipais (Comtur’s), além de representantes do Sebrae, Senac, ACE, Câmara de Turismo da Costa das Baleias, Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE).
A gestora de projetos do Sebrae em Teixeira de Freitas, Taisa Cancela, na abertura oficial do evento, comentou sobre a importância do seminário para a região. “Esse evento nasceu de um programa junto do Sebrae Nacional de fortalecimento da governança e foi muito abraçado pela Câmara de Turismo. Queremos um turismo cada vez melhor e vocês fazem a diferença, por isso agradecemos a presença de todos, da Secretaria de Turismo do Estado, do Ministério do Turismo, Senac. Fica para a história, mais um marco para o turismo na Costa das Baleias”, celebrou.
O dia iniciou com a palestra do diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia, Divaldo Borges Gonçalves, que compartilhou detalhes do Mapa Turístico Brasileiro. “Esse é um momento sonhado que discute desenvolvimento para a Costa das Baleias, com todos os que planejam e vivem o turismo”, comentou.
Com a palestra de Ana Carla Moura, representante do Ministério do Turismo, foram apresentadas informações sobre o Sismapa e Cadastur, com ênfase na gestão e a importância das governanças. “O potencial da região é enorme e precisamos fortalecer a governança regional. O seminário permitiu a discussão de todo o sistema e cada município deve observar os espaços em que a comunidade trabalha o turismo também”, destacou Ana Carla, que é coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo.
A programação contou ainda com workshops realizados pelo Sebrae, sobre Governança Turística, e do Senac, com o Panorama Econômico da Costa das Baleias. Além disso, os participantes puderam acompanhar a apresentação do case de Nova Viçosa sobre turismo sustentável na prática, e do grupo Futuri, uma aliança formada por pessoas e instituições atuando de forma voluntária e colaborativa no turismo sustentável e regenerativo.
O chef Victor Pessoa, embaixador da Gastronomia da Bahia, natural de Nova Viçosa, também apresentou sua experiência com o turismo oportunizada pela gastronomia em todo o território nacional com o troféu Dólmã, prêmio máximo da gastronomia brasileira.
Após todas as discussões, o dia foi encerrado com uma apresentação cultural da Luta de Mouros e Cristãos na praça do Casarão e por fim, ao pôr-do-sol no Porto de Nova Viçosa e com música brasileira na trilha sonora.