O cenário cultural e étnico de Porto Seguro será palco do V Seminário Sesc Etnicidades, que acontecerá de 11 a 13 de setembro, trazendo discussões sobre cultura, sustentabilidade, futuro, criatividade e a contribuição das tecnologias ancestrais para o bem-estar social. O evento, com palestras e apresentações musicais, visa promover o respeito à diversidade étnica e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras e indígenas.
Com o tema “lē tsaēhú ūpú korihé txó hiáb– a arte de cuidar do mundo”, uma expressão em língua Patxohã do povo Pataxó, o seminário busca explorar a relação entre as práticas criativas, os conhecimentos tradicionais e o desenvolvimento sustentável. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, com inscrições sujeitas à lotação dos espaços.
Durante os três dias do evento, serão realizadas palestras, vivências em aldeias e apresentações musicais em diversos pontos da cidade. O Seminário destaca a importância das tecnologias ancestrais nas práticas criativas e no bem-estar das comunidades indígenas e negras, valorizando o legado dessas populações para o país.
A programação inclui uma conferência sobre o futuro do planeta, vivências na aldeia afroindígena Juerana e debates com pesquisadoras baianas sobre educação centrada na valorização de conhecimentos indígenas e negros. Além disso, haverá apresentações culturais, como canto e dança da comunidade Pataxó, cortejos e shows de artistas locais.
O V Seminário Sesc Etnicidades integra o projeto Identidades Brasilis, realizado em diversos estados do país, que visa valorizar e fortalecer as culturas indígenas e negras por meio de atividades culturais e educativas. A iniciativa destaca o protagonismo dessas comunidades na composição dos diálogos, reflexões e práticas artísticas.
Para participar do Seminário, as inscrições podem ser feitas através atrabes da palaforma Forms. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site do Sesc. O evento ocorrerá no Sesc Porto Seguro e no Espaço Mandala, com entrada gratuita, sujeita à capacidade dos espaços.