A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou nove casos de malária em dois municípios do extremo sul.
De acordo com a Sesab, Itabela registrou 8 casos, enquanto Itamaraju confirmou um caso até o momento. Outro paciente infectado que havia sido divulgado como sendo de Porto Seguro na verdade está internado em um hospital da cidade, mas também é morador de Itabela.
A malária é causada por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles, que estão infectadas pelo protozoário Plasmodium. Os casos tiveram diagnóstico positivo por teste rápido e as amostras foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) para uma nova análise.
Técnicos da vigilância epidemiológica do estado foram enviados para as cidades para avaliar de perto a situação. “Foram enviados técnicos a fim de fazer pesquisa do vetor e ofertar treinamento sobre o manejo clínico dos pacientes, além de reconhecimento geográfico e delimitação da área de risco”, esclareceu a Sesab em nota.
Cinco dos oito diagnosticados com malária em Itabela já concluíram o tratamento em casa, segundo a secretária de saúde da cidade, Wadla Casiano. Segundo a secretária, os casos foram registrados no Assentamento Margarida Alvez, que é uma zona próxima à mata e todos que contrariam a doença ainda seguem em observação.
Ainda de acordo com Wadla, “todos tiveram sintomas leves, como dores articulares e calafrios, mas nada grave”, esclarece.