A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está ativamente promovendo a saúde e a prevenção durante o Carnaval 2025, com a distribuição de mais de 225 mil preservativos aos foliões. A ação faz parte do projeto “Camisinha Tá Na Mão”, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Além da distribuição de preservativos, a Sesab está realizando testagens rápidas para doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), incluindo HIV, sífilis e hepatites B e C. Nos postos montados em locais estratégicos, como na Avenida Milton Santos, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra, foram realizados 2.394 testes até o segundo dia de festa. Dentre esses, quatro pessoas testaram positivo para HIV e 55 para sífilis, que iniciaram tratamento imediato com penicilina benzatina (Benzetacil).
Em Rio de Contas, a SESAB registrou 113 atendimentos e 449 exames, resultando em um teste positivo para HIV e sete para sífilis. Em Porto Seguro, foram realizados 42 testes, com um caso de hepatite C e cinco de sífilis, sendo que dois pacientes já iniciaram tratamento no circuito.
A Sesab também mantém o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) em funcionamento 24 horas durante o Carnaval. Este serviço acolhe mulheres cis e trans a partir de 12 anos que tenham sido vítimas de abusos. Neste ano, não foram registradas ocorrências relacionadas ao circuito do Carnaval.
A Hemoba também está aberta durante o Carnaval para doações de sangue. No segundo dia de folia, 114 pessoas se apresentaram para doação, resultando em 91 bolsas de sangue coletadas e três cadastros de medula óssea realizados.