A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está investigando a morte de uma jovem itamarajuense de 17 anos, ocorrida na manhã desta sexta-feira 24, por suspeita de dengue hemorrágica.
Érica Alves dos Santos deu entrada no Hospital Municipal de Itamaraju na quarta-feira 22, e foi encaminhada para a sala vermelha da unidade de saúde. Transferida na quinta-feira 23, para um hospital de Eunápolis, a jovem veio a óbito logo após a entrada. Relatos de familiares indicam que o quadro de saúde de Érica se agravou rapidamente e ela passou a apresentar forte hemorragia com sangramentos por via oral e sofrendo uma parada cardíaca. Os médicos tentaram reanimar a paciente, mas não obtiveram êxito.
O Colégio Estadual Professora Maria do Carmo Marques de Freitas, localizado no bairro Cristo Redentor, onde a jovem estudava, emitiu uma nota de pesar lamentando a morte prematura de Érica.
A avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), é de que o cenário da Dengue na Bahia está em tendência de queda. O Estado, que já teve mais de 270 municípios em epidemia da doença, atualmente tem 197 nesta situação, além de outros 95 em risco e 83 municípios em alerta.
O caso da morte de Érica está sendo investigado pela Sesab em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, que aguardam o resultado dos exames para confirmar a causa da morte.