O Serviço Social da Indústria (SESI) da Bahia está disponibilizando milhares de vagas gratuitas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), visando combater a alta taxa de analfabetismo e a baixa escolaridade na população baiana. Mais de 40% dos baianos acima de 25 anos não concluíram a educação básica, segundo dados da PNAD 2023 do IBGE, e o SESI se propõe a mudar essa realidade.
O SESI oferece a EJA em diversos municípios, incluindo Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus e Teixeira de Freitas. O programa é dividido em duas modalidades:
- EJA Tradicional: Para aqueles que desejam concluir o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio (1ª a 3ª série).
- EJA Profissionalizante: Disponível para os que completaram o Ensino Médio, com cursos em áreas como confeitaria, eletricista de instalações, manutenção de dispositivos eletrônicos, entre outros.
Os interessados devem se inscrever pelo site do Sesi Bahia ou nas unidades do SESI em todo o estado. Os candidatos também podem utilizar certificações parciais do ENEM (até 2016) ou do ENCCEJA (a partir de 2017).
A EJA do SESI se destaca pela utilização da Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), que valoriza os conhecimentos e experiências prévias dos alunos, permitindo uma conclusão mais rápida do curso.