As atividades turísticas como vetores de desenvolvimento socioeconômico, as competências dos municípios e inovação. Os temas foram debatidos, nesta terça-feira 7, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, no Seminário Gestão em Turismo, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). O evento foi aberto com manifestações culturais afro-baianas e teve a participação do vice-governador Geraldo Júnior, do titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, e de gestores públicos municipais, empresários e profissionais que atuam em destinos turísticos.
“A gente não pode alavancar o turismo somente com ações do Estado. Temos que ter o envolvimento dos municípios, do governo federal, dos empresários e da sociedade civil. É uma atividade que requer união, para que possamos fortalecer as atividades turísticas em toda a Bahia”, declarou o vice-governador.
“Os números do crescimento do turismo baiano, acima da média nacional, não nos acomodaram. Continuamos trabalhando firmes para avançarmos ainda mais, como acontece nesse seminário, com forte participação dos municípios”, ressaltou o secretário Bacelar.
Prefeitos e secretários de turismo de cidades das 13 zonas turísticas da Bahia ouviram palestras de especialistas sobre estratégias para o fomento do setor, visando a geração de emprego e renda e aumento da receita em suas regiões.
“Precisamos unir forças, pensar não só como uma cidade, mas como uma zona turística inteira. Por isso, a importância desse encontro, para estreitar laços e fortalecer o turismo na Chapada Diamantina e em todo o estado, que tem um potencial gigantesco”, ressaltou a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna.
“Muito bom o seminário, no auxílio às prefeituras e a todos os setores envolvidos, para que a gente continue trabalhando pelo desenvolvimento do turismo baiano”, completou Thiancle Araújo, prefeito de Castro Alves e presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia.