Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) promoveram neste sábado 5, em Eunápolis um mutirão de saúde, com a realização de atendimentos gratuitos, palestras e entretenimento.
A Campanha de valorização da vida aconteceu no Parque ambiental Gravatá, com a realização de testes rápidos de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), vacinação e procedimentos de biorressonância magnética, ozonioterapia e reflexoterapia.
As palestras foram em torno da prevenção de diversos tipos de câncer, a importância da saúde mental e as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Profissionais de saúde fizeram orientações sobre a prevenção dessas doenças.
Representando a Secretaria de Saúde de Eunápolis, Érica Loiola avaliou como positiva a ação conjunta das entidades sindicais e o poder público, afirmando que as atividades foram de suma importância. “Foi muito gratificante para nós e de muita serventia para os participantes”, ressaltou.
O combate à violência contra as mulheres e a necessidade de luta pela ampliação de políticas públicas para o bem estar da categoria também foi abordado no evento.
“Defendemos que os direitos das mulheres se transformem em políticas públicas permanentes e que proporcionem igualdade social à categoria, com boas condições de trabalho e salários justos. Lutamos também contra a violência sobre as mulheres, que tem o dia 25 de novembro reconhecido pela ONU como dia de combate”, destacou Joelma Gomes, dirigente do Sindibancários (Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia)
Durante o evento houve ainda distribuição de kits de saúde, dinâmicas e aulas de zumba – movimento que mescla vários estilos de dança com a música latina. “A música ajuda a harmonizar a vida, trazendo muitos benefícios terapêuticos”, comentou Ruth Barreto, vice-presidente do SINDIACSCER (Sindicato Intermunicipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias de Eunápolis e Região).
Participaram também do evento representantes do SINSPPOR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Porto Seguro e Região), do Espaço Terapêutico Eleva, responsável pela administração dos processos de terapia quântica, além de médicos e psicólogos, que fizeram explanações em torno dos temas da campanha.