O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro foi condenado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto pelo crime de coação no curso do processo. A decisão foi tomada por unanimidade nesta terça-feira, 16 de junho.
Além da pena de prisão, Eduardo Bolsonaro também foi condenado à inelegibilidade por oito anos e à perda do cargo de escrivão da Polícia Federal. Ainda cabe recurso contra a decisão.
De acordo com a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-parlamentar teria atuado junto ao governo dos Estados Unidos para pressionar autoridades brasileiras e tentar influenciar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo relacionado à trama golpista.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que Eduardo Bolsonaro promoveu ações que prejudicaram os interesses do Brasil, embora não tenham impedido a condenação do ex-presidente. Os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino acompanharam o voto do relator.



