O superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Bahia (Secult), Sandro Magalhães esteve em Itamaraju na tarde desta quinta-feira 16, onde se reuniu com artistas locais em um bate papo descontraído. Sandro está na região para o lançamento do projeto Escolas Culturais que ocorre amanhã (17) em Teixeira de Freitas. Em sua passagem por Itamaraju ele aproveitou para anunciar que a cidade também será beneficiada pelo projeto do governo da Bahia.
Segundo Magalhães, o Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães de Itamaraju, localizado no bairro Jaqueira na cidade baixa, cujo auditório nesse momento passa por reformas e adequações será contemplada pelo projeto. A visita do superintendente foi motivada por Juniex Santos ex-representante territorial da Secult e incentivador cultural na cidade, mas além dos artistas, o encontro também contou com a presença do vereador Evando Rodrigues (SD).
Atividade
A proposta das Escolas Culturais é fortalecer e dinamizar as escolas por meio da cultura. O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itabuna foi a primeira unidade de ensino a receber a iniciativa, que chegará, inicialmente, a 85 escolas, localizadas em 66 municípios de todos os Territórios de Identidade.
A gestão do projeto será realizada por meio de uma equipe compartilhada, formada por representantes da Secretaria da Educação do Estado e dos Núcleos Territoriais, por um grupo de trabalho da Secult e da Secretaria de Justiça e pelos Núcleos de Arte e Cultura (NAC), compostos por um professor, dois líderes de classe e um representante territorial de cultura.
O educador e os dois alunos passarão por uma formação continuada, com cursos promovidos em diversas áreas da cultura, ministrados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).