Um homem, identificado como José Lucas Santos Souza, de 37 anos, foi baleado na perna esquerda por um agente da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas no último domingo 4. O incidente ocorreu após uma tentativa de furto de objetos do Departamento de Patrimônio e Arquivo em Geral, localizado no centro da cidade.
José Lucas, suspeito do crime, foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), onde permaneceu sob custódia da Guarda Municipal. Após receber alta médica, foi conduzido à Delegacia Territorial (DT), onde foi autuado em flagrante por tentativa de furto qualificado, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.
O agente da Guarda Municipal, responsável pela segurança do prédio, relatou que o local tem sido alvo de furtos nos últimos dias. No sábado 3, seus colegas detiveram um suspeito chamado Erick Viana, comparsa de outro indivíduo que conseguiu fugir. Ao assumir o posto na noite seguinte, o agente deparou-se com José Lucas dentro do prédio, com sinais de arrombamento e objetos fora do lugar.
Ao ordenar que o suspeito parasse, José Lucas tentou fugir. O agente o perseguiu e, ao se aproximar, viu um gesto que indicava a possibilidade de o suspeito estar sacando algo da cintura. Temendo por sua segurança, o agente disparou, atingindo José Lucas de raspão na perna esquerda. Reforço da Guarda Municipal foi solicitado, juntamente com a intervenção da Polícia Militar e do SAMU 192 para prestar socorro.
A delegada plantonista, Andressa Carvalho, após ouvir os depoimentos do agente e do suspeito, determinou o flagrante de José Lucas por tentativa de furto qualificado. A perícia foi realizada no prédio do Departamento de Patrimônio, resultando na recuperação dos objetos furtados.*Foto: Reprodução/LiberdadeNews