A Suzano, uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work (GPTW), flexibilizou seu programa de estágio para abrir as portas da empresa e atrair talentos diversos. Intitulado ‘Raízes do Futuro’, o programa oferece 60 vagas para estudantes de todo o país, que tenham graduação prevista entre junho de 2022 e junho de 2023.
O nome do programa está alinhado ao propósito da Suzano, de Renovar a vida a partir da árvore. Todos os dias 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo são impactadas por produtos desenvolvidos pelos 37 mil profissionais da Suzano, a maior fabricante global de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto.
A companhia acredita na importância da diversidade e, por isso, aceitará inscrições de estudantes de curso superior em todas as áreas de atuação e não terá o inglês ou outro idioma como critério de avaliação, exceto para vagas pontuais que atuam diretamente com o mercado externo.
“Queremos conhecer talentos, independentemente de onde eles estejam. Sabemos que a fluência no idioma inglês pode ser, muitas vezes, uma barreira neste momento da formação e da primeira oportunidade profissional. Por isso, decidimos que ele não é mais obrigatório em boa parte das oportunidades”, diz Leonardo Grimaldi, que começou na empresa como estagiário e hoje é Diretor Executivo Comercial de Celulose e Gente e Gestão.
Além disso, o nome da instituição de Ensino Superior será ocultado durante o processo seletivo para evitar qualquer tipo de predileção por candidatos. A Suzano aposta ainda em uma carga horária negociável, de 30 ou 40 horas, além de oferecer trabalho remoto durante o período de pandemia e vagas em seis estados.
Não há limite de idade para participar do processo seletivo e os interessados podem escolher mais de uma área de atuação de interesse no momento da inscrição. Todas essas iniciativas fazem parte da frente que busca ampliar a diversidade.
“Acreditamos que um time diverso, inovador, com vontade de aprender e crescer será fundamental para continuarmos nossa trajetória de transformar a sociedade e o mundo, por meio de produtos sustentáveis”, diz Grimaldi.
Claudia Beatriz Salvatori Olivares, que também começou na Suzano como estagiária e atualmente é Gerente Executiva Gente e Gestão, fala sobre o que espera dos novos talentos. “Buscamos pessoas conectadas com os nossos direcionadores de cultura, que inspiram e transformam e também geram e compartilham valor, além de talentos alinhados ao nosso propósito”, diz a executiva.
Ela reforça que a Suzano está preparada para receber jovens que queiram se desenvolver, crescer e fazer parte da história da empresa. “Aqui temos a oportunidade de unir trabalho com a geração de valor para a nossa sociedade”, afirma Claudia.