Em operação conjunta com o Gads (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social), a Defesa Civil municipal devolveu nesta quinta-feira 14, à natureza um tamanduá-mirin adulto, resgatado pela Polícia Militar no centro de Itamaraju. A soltura foi feita em uma Área de Proteção Permanente (APP) na divisa do municipio com Teixeira de Freitas.
Pesando aproximadamente cinco quilos, o tamanduá foi identificado como macho e submetido a exames pelo veterinário Rodrigo Gerde. Segundo ele, o animal encontrava-se em perfeito estado de saude, não havendo a necessidade de sua transferência para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama (Instruto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), em Porto Seguro.
O mamífero, conhecido também por outros nomes como tamanduá-mixila, foi encontrado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo ao Complexo Policial de Itamaraju. Acionada por populares, uma guarnição da PM conduziu o tamanduá à sede da corporação, onde ele recebeu os primeiros cuidados.
O mixila é uma das quatro espécies de tamanduás existentes no Brasil, sendo encontrado em várias regiões do país, e se alimenta de insetos, geralmente formigas e cupins. Segundo Vinicius Borges, coordenador da Defesa Civil, raramente essa espécie é encontrada vagando em áreas urbanas.
Por outro lado, animais como jacarés e bichos-preguiça são capturados na cidade, de acordo com Rafael Almeida, militante do Gads. Há duas semanas, a ONG resgatou um filhote de jacaré circulando em via pública. Por Domingos Oliveira (fotos: Gads).