A Base Florestal do Programa Arboretum, localizada em Teixeira de Freitas, foi visitada ontem 2, por representantes da ONG World Wide Fund for Nature (WWF) do Japão. O promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa recebeu a equipe da WWF e apresentou o Programa Arboretum, desenvolvido pelo Ministério Público estadual em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, a Fundação José Silveira e outras instituições, que visa a conservação e restauração florestal.
Na Base, os representantes da WWF tiveram a oportunidade de conhecer o espaço de educação ambiental, bem como a biblioteca, herbário, laboratório de sementes e o viveiro. A visita ocorreu em razão de um projeto envolvendo a WWF e o Programa Arboretum que irá plantar 12 hectares na cidade de Pinheiros, no Espírito Santo, sendo oito hectares de restauração de áreas de preservação permanente em médias e grandes propriedades, e quatro hectares, em sistema agroflorestal, em pequenos imóveis rurais.
Ainda na visita, o promotor de Justiça explicou que o Programa Arboretum atua em toda a cadeia de restauração florestal na região chamada Hileia Baiana, que compreende o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Ele destacou que as novas ações no Espírito Santo fortalecem ainda mais a rede de coleta de sementes e produção de mudas existente, além de proporcionar geração de renda às comunidades envolvidas.