Em Teixeira de Freitas, o cenário político também já começa a ganhar forma para as eleições de 2024 e a disputa promete ser acirrada entre o atual prefeito, Marcelo Belitardo (União Brasil), e o ex-deputado federal Uldurico Júnior (MDB), atual diretor-geral da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).
A polarização entre os dois reflete a atual divisão política na região, com Belitardo no campo da oposição no estado e Uldurico, representando a base do governo Jerônimo Rodrigues (PT).
O prefeito, que disputará a reeleição, tem enfrentado desgastes políticos, em grande parte devido a brigas com o próprio irmão, o vereador Marcos Belitardo, que vira e mexe lhe dirige denúncias na Câmara.
A polêmica mais recente surgiu em torno da cobrança de uma multa de quase R$ 500 mil da empresa A S Engenharia Ltda., responsável pela coleta de lixo na cidade.
Segundo Marcos, a empresa foi contratada durante a gestão de Marcelo Belitardo e deixou de recolher o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), o que levou a aplicação de multa.
Contudo, a administração municipal decidiu posteriormente cancelar o pagamento da indenização, o que, segundo o vereador, teria favorecido a prestadora de serviços.
O representante na Câmara não concordou com a decisão e levou o caso à Justiça, que determinou que o município deve, sim, cobrar a multa devida. A controvérsia gerou desgaste para o atual prefeito e repercutiu negativamente para ele na opinião pública local.
Por outro lado, Uldurico Júnior aparece como candidato da base governista, embora outros nomes ligados à gestão petista também estejam de olho na disputa. Aliados asseguram que Uldurico está em ritmo de crescimento.
Segundo fontes da região ouvidas por este Política Livre, ele tem buscado consolidar seu nome para a disputa e intensificou o diálogo com os partidos do governo estadual para construir uma base de apoio para a corrida. (Fonte Política Livre)