Ana Amélia é dona da cafeteria e queijaria “O Fino do Leite” e concilia a empresa com outras atividades pessoais
“Eu não tinha opção de dar errado. Acredito que persistência é a palavra-chave”. Essa é a explicação que a mineira Ana Amélia dá quando perguntam o que fez o seu negócio dar certo. Formada em Engenharia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa e pós-graduada em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras, abriu seu próprio negócio em outubro de 2007.
A inspiração de ser empreendedora veio da família. O pai é dono de farmácia e ela sempre teve vontade de também trabalhar para si mesma. Depois de formada, trabalhou por três anos em um laticínio do Rio de Janeiro, onde teve contato com todas as etapas da produção.
Quando se mudou para Teixeira de Freitas, ficou um período dando consultorias pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Depois dessas experiências e já com a formação na área, sentiu que era hora de construir algo próprio.
A ideia de colocar uma cafeteria e queijaria veio da criação em Minas Gerais, onde, segundo ela, tudo é motivo para sentar e tomar um café. “Decidi que estava na hora, mas não foi um ano fácil. Estava casada há pouco tempo e engravidei de minha primeira filha quando estava montando meu negócio. Ela tinha apenas dois meses quando comecei a produzir. Um mês de produção depois, abrimos as portas do Fino do Leite”.
No início, as coisas eram um pouco diferentes. O foco maior era nos queijos feitos por eles mesmos e também os queijos mais finos, como brie e gorgonzola. O espaço para o público era menor, com uma área para produção no fundo e um galpão. Com o tempo, Ana conta que foi atendendo mais às necessidades das pessoas e fazendo adaptações.
O espaço cresceu bastante e muitas coisas entraram no cardápio, mas sempre mantendo a linha de alimentação mais natural e saudável. Assim, no empreendimento hoje as pessoas encontram queijos, leite, iogurtes e agora em 2019 até produtos sem lactose. Mas no cardápio tem variedade de sucos, todos feitos da fruta, tapiocas, crepiocas, cuscuz, pão de queijo recheados, saladas de frutas e muito mais.