Um acidente registrado na manhã dessa sexta-feira 20 em uma Unidade de Saúde da Família – UBS, localizada no bairro Novo Prado na cidade de Itamaraju, quase se transformou em uma tragédia quando parte do telhado do imóvel alugado pelo município desabou.
O telhado da cozinha do posto de saúde foi ao chão, caindo em cima de utensílios domésticos, inclusive um fogão que ficou parcialmente destruído. O registro foi feito pelo vereador Evando Rodrigues, que denunciou o fato através das redes sociais.
Apesar da gravidade do acidente, não há registro de vítimas, pois no momento do desabamento não haviam servidores nem pacientes no local. Nossa equipe visitou na manhã de hoje 21 a Unidade de Saúde e pode constatar que todo o telhado apresenta visível aspecto de abandono por falta de manutenção, fato que poderá provocar novos acidentes.
Unidade de Saúde do bairro nova e pronta desde 2016
Um descaso com dinheiro público foi registrado pela nossa equipe durante a realização dessa reportagem. Ao passar pela praça central do bairro Novo Prado notamos a existência de uma Unidade de Saúde pronta desde 2016 e que até o momento não foi entregue à população.
Segundo o site do Tribunal de Contas dos Municípios e a placa fixada no local, a obra que custou quase R$ 1,5 milhão teve seu início no mês de março de 2014 com previsão de entrega três meses depois. No entanto, passados quatro anos, a obra pronta está tomada por mato e serve de abrigo para andarilhos que arrombaram o local e estão usando como moradia.
O vereador Evando Rodrigues disse que vai levar o caso ao Ministério Público Federal. Segundo o parlamentar, além dessa Unidade de Saúde que funciona em um imóvel alugado ao invés da sede própria, existe outra pronta desde 2016 no bairro Marotinho e que, segundo ele, também está abandonada.
Recentemente populares denunciaram que homens da prefeitura estariam retirando materiais da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, pronta desde 2015 e abandonada pela https://sigaanoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/estudos-1.gifistração municipal que alega não ter recursos para manter o funcionamento da unidade. A população teme que aconteça o mesmo com os novos Postos de Saúde.