Trancoso, um dos principais destinos turísticos de verão da Costa do Descobrimento, na Bahia, está com praia monitorada e classificada como imprópria para banho.
Conforme o Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a praia dos Nativos (Em frente as barracas e próximo a foz do Rio Trancoso) deve ser evitada.
O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 1º. De acordo com o órgão, a rede amostral de monitoramento da balneabilidade no estado atualmente é composta por 133 pontos, distribuídos em toda a costa baiana. As amostras de água para análises da balneabilidade são coletadas semanalmente, no período da manhã, em locais com maior concentração de banhista.
No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.