Quase metade (41%) do eleitorado dos 55 municípios baianos obrigados a fazer o recadastramento biométrico ainda não realizou o serviço. Somente em Salvador, cidade que faz parte da lista, 47% dos eleitores ainda não foram aos postos do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) para fazer a biometrização.
Nas 55 cidades, faltam 1.816.117 eleitores. Em Salvador, 938.396. “Salvador é a cidade (dentre os 55 municípios) onde os eleitores têm menos comparecido para fazer”, afirmou o presidente do TRE-BA, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
Como o período para fazer a atualização está na reta final – termina em 31 de janeiro de 2018 –, o órgão estadual montou um “esquema especial” para atender os eleitores que ainda não compareceram às unidades. “Estamos nos estruturando de modo a atender à demanda que eu sei que será grande, de última hora”, afirmou o desembargador.
Dentre as mudanças anunciadas está o atendimento aos sábados, que passará a ser realizado das 8h às 18h, a partir da primeira semana de janeiro, na sede do TRE-BA. Como nos outros dias da semana, o atendimento será feito apenas por demanda espontânea.
Antes, o atendimento podia ser feito aos sábados, mas somente para os casos de agendamento. A marcação prévia, no entanto, foi encerrada em novembro. Além da sede do tribunal, o atendimento aos sábados será feito também na estação Pirajá (demanda espontânea) e no SAC Barra (casos já agendados).