O Ministério da Saúde liberou R$ 5 milhões para 101 municípios baianos. No extremo sul, três municípios foram beneficiados: Eunápolis, Itapebi e Porto Seguro.
Conforme publicação foi realizada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira 26, a verba deve ser usada para compras de novos equipamentos odontológicos dos municípios que implantaram Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família.
A medida tem entre os objetivos, de acordo com a pasta, o incentivo a reorganização da atenção à Saúde Bucal na atenção básica; a necessidade de ampliação do acesso da população brasileira às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal; e a necessidade de melhorar os índices epidemiológicos em saúde bucal da população brasileira.
A publicação destaca que os recursos financeiros são destinados à aquisição de cadeira odontológica completa, que inclui equipo odontológico, unidade auxiliar e refletor. O valor repassado a cada cidade depende do número de novas equipes de Saúde Bucal implantadas.