Foi dada a largada do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores (PT), que elegerá seus novos dirigentes. Em Itamaraju três chapas foram inscritas para a disputa que acontece em 8 de setembro deste ano. Jefferson Cirilo, Leandro do MST e Liché Caires disputam a presidência do diretório municipal da Legenda.
Os candidatos:
Jefferson Cirilo é ligado ao deputado estadual Marcelino Galo. Sua candidatura está alinhada a mesma corrente interna do PT que lançou a candidatura de Elen Coutinho à presidente estadual da sigla. O candidato ainda conta com apoio do deputado federal Jorge Solla, do ex-deputado federal Amauri Teixeira, dentre outras lideranças. A chapa local ainda é composta por lideranças como Marcos Portela, Ismael Amaral, o vereador Isaac Super Gil, dentre outras.
Leandro Dominicini, mais conhecido por “Leandro do MST”, é dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e ligado ao deputado federal Valmir Assunção, sua candidatura está alinhada com a candidatura de Lucinha do MST que disputa a presidência no Estado. Em Itamaraju conta com o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do vereador Marcão da CUT e do atual presidente da sigla Ranieri Botelho. Já Dorival Caires, popularmente conhecido por “Liché”, é ligado ao deputado estadual Maria Del Carmem e ao deputado federal Nelson Pelegrino.
O PED
O Processo de eleição direta do PT acontece dia 05 de setembro. Ainda será confirmado o local de votação. Tem direito a voto todos membros do partido que tenha se filiado até o dia 8 de junho deste ano. A eleição acontece em todo o país. O PED elege os presidentes dos diretórios municipais e delegados para o 7º Congresso Estadual do PT, que acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro, e delegados para o Congresso Nacional que será realizado em 22, 23 e 24 de novembro.