O curso de Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultural (EPArtes) publicou seu edital para ingresso em 2023. O curso é direcionado à formação continuada de portadores de diploma de ensino superior em qualquer área que atuem como professores ativistas culturais, egressos das licenciaturas e bacharelados da UFSB, licenciados de modo geral, educadores de espaços não-formais, mediadores, produtores culturais, além dos demais candidatos graduados interessados nas relações entre ensino de artes e ação cultural no sul e extremo sul do Estado da Bahia.
As inscrições estarão abertas do dia 06/02/2023 ao dia 06/03/2023. Já a seleção terá duas Etapas: a Etapa 1 consistirá no preenchimento do formulário de inscrição e envio da documentação solicitada, incluindo Carta de Intenções, e a Etapa 2 consistirá na realização de Exercício Escrito.
A EPArtes objetiva ofertar especialização em ensino de artes, partindo de uma matriz curricular que articule conhecimentos específicos do campo das artes e da educação, práticas metodológicas, práticas artísticas, curriculares e experienciais, que favoreçam o desenvolvimento qualificado da educação básica e fortaleçam a articulação integrada da UFSB com a educação em espaços formais e não-formais no sul da Bahia.
O curso está estruturado em uma carga horária de 360 horas, com duração de 12 meses (mínimo) a 18 meses (máximo). As aulas da turma ingressante em 2023.2 ocorrerão preferencialmente aos sábados (períodos matutino e vespertino) e de forma presencial no campus da UFSB escolhido no ato da inscrição.
Serão ofertadas 80 vagas, sendo 30 vagas para o Campus Sosígenes Costa, 20 vagas para o Campus Jorge Amado e 30 vagas para o Campus Paulo Freire. Além disso, serão ofertadas vagas supranumerárias para servidores/a/es efetivos/a/es da UFSB, perfazendo 10% do total de vagas, sendo: duas vagas no Campus Jorge Amado; três vagas no Campus Paulo Freire; e três vagas no Campus Sosígenes Costa.
As vagas ofertadas em cada campus estão distribuídas entre ampla concorrência e cotas de acordo com as seguintes modalidades: Ampla concorrência, candidatos negros e pardos, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e trans (transexuais, transgêneros e travestis).