Começa na próxima quarta-feira 21, e vai até sexta 23, o I Encontro dos Estudantes Indígenas da UFSB, com a participação de estudantes dos três campi e lideranças indígenas do extremo sul baiano. O Encontro acontece no campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro e tem como objetivo geral, criar espaços para a socialização e problematização de situações recorrentes nas comunidades da região na qual a UFSB está inserida.
Sabendo que a Universidade Federal do Sul da Bahia nasce com o propósito de levar o desenvolvimento para a região sul do estado, e baseado também na autonomia dos povos indígenas que é testificada juridicamente através do Estatuto do Índio, Constituição Federal de 1988, e a Convenção 169 da OIT, o evento buscará discutir assuntos na qual existe carecimento nas comunidades, e possíveis colaborações da instituição.
Temas como, educação, demarcação de terras, criminalização de lideranças, saúde indígena, Direitos dos povos indígenas e entre outros temas, serão objetos de debates. A criação do Estatuto do Núcleo Central dos Estudantes Indígenas (UFSB), que contará com a participação das comunidades, e o lançamento do NCEI é um dos objetivos gerais do evento.