Quase um mês após a realização da primeira parte do panorama eleitoral de 2024 para o município de Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano, novos nomes, nos bastidores, começam a ser aventados para a disputa de outubro do próximo ano.
No dia 3 de março, na feitura do primeiro cenário, o BNews trouxe pelo menos cinco nomes que poderiam se tornar candidatos ao pleito: João Bosco – ou a esposa, Raíssa Felix (PT) -, Coronel França (PL), Eujácio Dantas (PSD), Temóteo Brito (PP) e Marcelo Belitardo (UB).
De acordo com fontes ouvidas à época, desses, Marcelo Belitardo – que é o atual prefeito de Teixeira de Freitas – e Temóteo Brito – que já foi gestor da cidade em três oportunidades, mas perdeu o pleito de 2020 justamente para Belitardo, estariam um pouco mais à frente nessa disputa.
Agora, um sexto nome que está sendo ventilado pode deixar uma eventual disputa ainda mais embolada: o ex-deputado Uldurico Júnior (MDB). Com força na cidade, o emedebista tentou renovar o mandato como congressista, em 2022, mas não obteve sucesso.
No entanto, chama a atenção o fato de, em Teixeira de Freitas, ele ter sido o deputado federal mais bem votado, tendo recebido mais de 6.700 votos, à frente de candidatos que obtiveram êxito como Elmar Nascimento (UB), Roberta Roma (PL) e Paulo Azi (UB).
A aposta pode vir em um momento no qual Marcelo Belitardo tentar deixar o grupo comandado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) e migrar para a base de apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Uma das possibilidades é a de que o médico possa ir para o PSB.
No entanto, de acordo com o portal Políticos do Sul da Bahia, fontes próximas a Jerônimo não avaliam como positiva essa adesão do prefeito, que ficou marcado pelo seu lado “bolsonarista”. Neste sentido, a alternativa seria a escolha de Uldurico Júnior, que é o MDB, partido da base do petista na Bahia.
Por sua vez, conforme interlocutores ligados a Uldurico, ele estaria sim avaliando a possibilidade de sair pré-candidato à Prefeitura de Teixeira de Freitas. Fonte: Bnews