Na véspera da votação do segundo turno, que acontece neste domingo 28, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) aponta que a virada eleitoral do presidenciável Fernando Haddad (PT) será comandada pela Bahia e pelo Nordeste. Durante caminhada em Salvador, na última sexta-feira (26), o parlamentar petista disse que mais de 75% do povo baiano já sabe que o melhor é manter a democracia.
Ele acredita que em todas as capitais, Haddad cresceu de forma surpreendente e que, na Bahia, “o governador Rui Costa vai comandar uma vitória esmagadora”. “Pior que perder uma eleição é perder a democracia em uma eleição. E não vamos permitir isso. Neste domingo, o povo brasileiro, os movimentos sociais, as frentes de luta pela democracia e os trabalhadores e trabalhadoras vão para as urnas para eleger um projeto de sociedade. Todos nós sabemos que a ditadura causou sequelas em milhares de famílias.
Até hoje mães não conseguiram enterrar seus filhos por não ter noção do que aconteceu com eles. Não vamos permitir que isso volte no Brasil”, declara Valmir. Durante a caminhada na capital baiana, Assunção seguiu com a militância da tendência petista Esquerda Popular Socialista (EPS), da qual faz parte. Ele defendeu as propostas de Haddad e criticou a falta de debates neste segundo turno. “A covardia de um candidato não permitiu que as propostas fossem debatidas. Mas sabemos que o povo pobre já entendeu que está fora das propostas do ‘candidato da ditadura’, todos sabem quem é o verdadeiro preguiçoso”, completa o deputado se referindo a uma fala xenofóbica do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).