O deputado federal Valmir Assunção (PT) acusou ACM Neto, candidato do União Brasil, de desrespeitar a luta do povo negro pela reparação social se declarando como pardo à Justiça Eleitoral.
O petista relembrou que o partido do ex-prefeito de Salvador, o antigo DEM, foi contra as cotas raciais e em 2009, quando o Democratas ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o sistema de cotas raciais, defendendo sua inconstitucionalidade.
“O Partido de ACM Neto foi contra as cotas e agora o ex-prefeito quer se beneficiar com fundo eleitoral para pardos, alegando que se identifica como pardo, quando pardos são pessoas de origem negra ou indígena. Ele continua insistindo nessa fraude e desrespeita a luta do povo negro, historicamente excluído e privado de oportunidades que deveriam ser iguais para todos”, afirmou Assunção.
Para o petista, ACM Neto demonstra mais uma vez sua arrogância em questionar a definição de pardo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Ao afirmar em uma rede de televisão que o erro sobre a definição de pardo não é seu e sim do IBGE, ACM Neto afronta o trabalho sério de um instituto de pesquisa respeitado como o IBGE”, concluiu.