O estado da Bahia encontra-se em um momento crítico, com 163 municípios declarados em estado de emergência devido à intensa seca que assola a região. Em meio a anúncios do Governador Jerônimo Rodrigues para conter os efeitos da estiagem, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) faz um apelo, esperando que o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) trate a Bahia com o mesmo empenho que dedicou a outros estados em situações similares.
O Governo da Bahia anunciou uma ação robusta, destinando R$ 834,5 milhões para lidar com as consequências da seca. Dentre as medidas, destacam-se o abastecimento por carros-pipa, entrega de tratores, limpeza e abertura de aguadas, instalação imediata de poços, doação de alimentos, licitação para sistemas de abastecimento e máquinas para alimentação animal.
Valmir Assunção ressaltou a efetividade e agilidade das ações do MDA contra a estiagem no Rio Grande do Sul, indicando a importância de uma resposta federal para socorrer as famílias assentadas, indígenas quilombolas, agricultores familiares e pescadores da Bahia.