A Veracel, empresa da bioeconomia brasileira e produtora de celulose de forma sustentável, é apoiadora de mais uma edição do Aragwaksã, o festival da comunidade indígena pataxó, que significa “lugar sagrado de grande conquista” e é um dos momentos mais importantes para a cultura e a tradição da comunidade. O evento teve início hoje (28) e vai até 1º de agosto.
O festival está sendo realizado na comunidade indígena pataxó, na Aldeia da Reserva da Jaqueira, localizada em uma área de 827 hectares e onde vivem 34 famílias. A Veracel tem sido apoiadora do evento desde que ele foi retomado pela comunidade, há 25 anos.
A companhia, que neste mês completou 32 anos de atuação na região, tem uma história de diálogo e cooperação com as comunidades tradicionais da região Sul da Bahia. Ao todo, 32 comunidades indígenas são vizinhas da operação da empresa no território.
“Para a Veracel, é muito importante manter o diálogo constante e ter um relacionamento próximo dos povos originários presentes em nossa região, além de apoiar e mostrar nosso respeito à tradicionalidade das comunidades, algo especialmente emblemático aqui na Costa do Descobrimento. Além disso, na Veracel é essencial que façamos a nossa parte para dar visibilidade ao evento e para apoiar a comunidade na preservação de sua cultura”, destaca Alexandre Campbell de Mendonça, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da empresa.
O festival, que representa a luta e a resistência da comunidade indígena pataxó Reserva da Jaqueira, tem por objetivo o fortalecimento da cultura da etnia por meio da realização de desfiles, pinturas, danças e cantos, rituais sagrados, batismo e orações, sempre com a presença de todos os membros da comunidade, sejam jovens ou idosos, e dos líderes pataxós
Além da festividade, na edição de 2023 a comunidade irá inaugurar melhorias implementadas na infraestrutura da Reserva, como uma nova portaria e dois novos dormitórios.
“O Aragwaksã é uma forma de despertar o fortalecimento da tradição da nossa comunidade e de conscientizar os mais jovens sobre a importância de valorizar a nossa tradição e o legado deixados pelos nosso ancestrais”, destaca Juari Pataxó, liderança indígena da Reserva em Santa Cruz de Cabrália, além de Secretário de Assuntos Indígenas do município. “Somos gratos pelo apoio da Veracel, que nos possibilita dar as melhores condições à nossa festividade, garantindo o melhor receptivo para nossos parentes e convidados”, finaliza Juari Pataxó.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. O ranking Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar do Brasil pelo 5º ano consecutivo.