Com o objetivo de fortalecer a estabilidade financeira de sua cadeia de fornecedores, a Veracel Celulose acaba de firmar uma parceria com a fintech Monkey que facilitará o acesso a crédito das pequenas e médias empresas que prestam serviços para a companhia. O projeto, chamado de AnteciPay Veracel, deve movimentar cerca de R$ 9 milhões em adiantamentos, em sua fase inicial.
Essa primeira cifra equivale a 5% do valor médio da Veracel em pagamentos mensais a fornecedores e deve ser ampliada conforme o desenvolvimento do projeto, a adesão dos participantes e as análises de risco dos bancos parceiros. Atualmente, a Veracel possui um total de 3.064 fornecedores cadastrados.
Todos os pequenos e médios parceiros da empresa são elegíveis, e o valor mínimo para entrar é de notas a partir de R$ 5,00, o que dá bastante abrangência para a participação dos fornecedores menores. Na outra ponta, bancos foram habilitados para entrar nas operações, com a garantia de pagamento dada pela Veracel Celulose. Na prática, a iniciativa funciona da seguinte forma: após se cadastrar na plataforma da Monkey, o fornecedor poderá realizar a operação de risco sacado, que consiste na antecipação, pelo banco, dos recursos que o fornecedor receberia da Veracel somente na data de vencimento do título.
Dessa forma, o crédito é antecipado ao fornecedor, e a Veracel liquida esse pagamento com a instituição financeira. Para a companhia, o benefício se converte em um fluxo de caixa mais estável com a negociação de ampliação dos prazos de pagamentos dos serviços e compras da companhia.
Essa medida também fortalece a parceria da empresa com seus fornecedores ao honrar com os seus compromissos financeiros de maneira antecipada. O processo de cadastro é simples e, a partir do contrato social, a plataforma da Monkey levanta as informações necessárias junto à Receita Federal.
Além disso, normalmente, as pequenas e médias empresas acabam pagando juros mais elevados em operações de crédito dessa natureza e, com este modelo, há uma redução dos valores aplicados em juros e taxas, uma vez que a operação ocorre de forma semelhante a um leilão reverso de crédito, em que vence o banco que oferecer a menor taxa.
Como mais de 50% das compras da empresa realizadas dentro do estado da Bahia, a nova iniciativa traz ainda mais benefícios para a região, ao fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos prestadores de serviço e dos comerciantes locais, especialmente os pequenos e médios. Somente em 2022, a Veracel Celulose injetou R$ 34,5 milhões em investimentos em compras e contratação de serviços de empresas de sua região de atuação.