A reciclagem dos resíduos industriais da empresa aumentou cerca de 30% nos últimos 10 anos, tendo atingido índices médios anuais próximos a 99%. O reaproveitamento gera energia e insumos para a fabricação de produtos diversos, como argamassa e materiais usados na adubação e na correção do solo, aplicados na própria plantação de eucalipto da empresa e comercializados com produtores agrícolas da região.
Dentro de seu compromisso com a preservação ambiental, a Veracel Celulose aplica e desenvolve diversas iniciativas de reaproveitamento de resíduos em toda a cadeia de produção. A companhia foi a primeira no Brasil a iniciar suas operações em conjunto com uma unidade de tratamento de resíduos sólidos.
Tarciso Matos, coordenador de Meio Ambiente da Veracel, destaca que a busca por oportunidades de melhoria de reaproveitamento de resíduos é um processo constante na empresa. “O esforço para encontrar novas soluções viáveis, que envolvem criatividade e pesquisa. Exige um trabalho perene da nossa equipe”, afirma o coordenador.
Os resíduos podem ser orgânicos ou minerais. Os resíduos orgânicos – cascas de eucalipto e lodo biológico da estação de tratamento de efluentes da empresa – são ricos em matéria orgânica, fósforo e nitrogênio.
Já os resíduos minerais são ricos em carbonato de cálcio e por isso são utilizados como corretivo de acidez de solo. Na Veracel até os resíduos de areia da própria caldeira são usados na fabricação de argamassa e desde esse período parte do resíduo de areia vem sendo utilizado por uma fábrica de argamassa local.
Um dos principais destinos dos resíduos de fabricação de celulose da empresa é o aproveitamento nas áreas florestais próprias da Veracel e em estabelecimentos de produtores parceiros. Os insumos são usados também para ações de recuperação de matas nativas feitas pela companhia. Esses resíduos podem ser divididos em dois tipos: orgânicos e minerais.
Ao longo dos anos, com inovação, quebras de paradigmas e boas práticas, a Veracel Celulose vem ampliando, cada vez mais, a reutilização dos resíduos do processo de fabricação de celulose. De 2012 para 2022, alcançou resultados anuais de reciclagem próximos de 99%, sendo que, durante essa década, aumentou o índice de reaproveitamento de resíduos em cerca de 30%. Os índices médios anuais de reciclagem da empresa ficaram acima de 98% desde 2017, sendo que, em 2019 e 2020, foram superiores a 99%. No ano passado, a Veracel obteve 100% de reaproveitamento de resíduos durante quatro meses: junho, setembro, outubro e novembro.