A recente demissão de cerca de 160 servidores concursados da prefeitura de Itamaraju chamou a atenção do vereador Daniel Nascimento (PROS) que voltou a defender a necessidade de recomposição do quadro dos servidores municipais via concurso público na cidade.
Anteriormente o parlamentar teve aprovado por unanimidade um pedido de providência cobrando a realização de concurso para contratação de servidores.
O parlamentar lembrou que o último concurso público foi realizado em 2015 na gestão do ex-prefeito Manoel Pedro e que em junho deste ano, Itamaraju mantinha cerca de 1500 servidores contratados que todo fim de ano são demitidos sumariamente, sem direito a nada, para manter a meta de 54% determinada pelo teto de gatos imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público em estados e municípios.
“É preciso dar fim a esse tipo de manobra, todo fim de ano é a mesma coisa, são várias demissões com a promessa de recontratação no ano seguinte”, lamentou o vereador questionando ainda a falta de critérios nas contrações.
Daniel também criticou as condições de trabalho enfrentadas por esses servidores, e voltou a defender a seleção através de concurso como forma mais democrática de selecioná-los mantendo todos direitos dos trabalhadores como 13º salário e férias.