DestaquePolitica

Ny solicita realização de mutirão oftalmológico para alunos da rede púbica

Problemas de visão afetam inúmeras pessoas e, se não tratados, prejudicam a realização de atividades no dia a dia.

A situação fica mais complicada quando atinge crianças e jovens em idade escolar. Devido à pandemia de Covid-19, crianças e adolescentes têm passado mais tempo utilizando computadores, tablets e celulares, o que pode prejudicar e agravar o problema.

Diante disso, a vereadora Jozeni Alves Bonfim, conhecida como Ny (PSD), solicitou a realização de exames oftalmológicos nas escolas da rede municipal de Itamaraju.

A justificativa do pedido salienta que a visão é essencial para o aprendizado. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam perda de visão em algum grau. Porém, 80% desses casos poderiam ser evitados ou tratados com melhores resultados em uma consulta oftalmológica” afirma a vereadora.

Ainda de acordo com a vereadora, dados do Ministério da Saúde, apontam que 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão (erros de refração, ambliopia, conjuntivite, estrabismo, sequela de acidente ocular, malformação congênita, etc.), que, quando não diagnosticados, afetam o aprendizado e podem até ser causa de evasão escolar.

Ny ressalta que a identificação de problemas visuais em crianças e adolescentes em idade escolar é uma ação preventiva que visa impedir a evolução da doença e melhorar o aprendizado e o aproveitamento escolar.

“A meu ver, a melhor opção seria a realização de um mutirão, com a entrega de óculos para os alunos que necessitarem”, acrescenta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios