A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima realizou na última sexta-feira 6, a Via Sacra percorrendo várias ruas de Itamaraju.
O evento teve início na própria paróquia, às 19h e segue sendo realizado durante todas as sextas-feiras até a Sexta Feira Santa, no dia 10 de abril, que antecede o domingo de Páscoa.
A data marca o fim da Quaresma, período de penitência de 40 dias, que relembra o período que Jesus passou no deserto. Essa data também é conhecida como Sexta-feira da Paixão, dia em que os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.
Mesmo com chuva, a caminhada com orações e cânticos, percorreu os lares de várias famílias ao longo de um percurso de cerca de 200 metros pelo centro da cidade.
Segundo o Padre Ronaldo Cardoso, o objetivo da Via Sacra é meditar sobre os passos de Jesus Cristo.
“É o exercício da piedade popular em que os fiéis percorrem mentalmente o caminho de Jesus, desde a sua prisão até o monte Calvário”, explica o religioso.
De acordo com ele, “Esse exercício muito antigo, remonta os primeiros séculos do catolicismo, tomou forma com o tempo, até a Via Sacra, como conhecemos em nossos dias”, conclui.
Ao todo, são 15 estações. Em cada uma delas, é feita meditação sobre os trabalhos desenvolvidos pelas pastorais e também sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Entre uma estação e outra, um grupo de pessoas é convidada a carregar a cruz de Cristo.
O padre Ronaldo fez orações ao longo de todo o percurso. O encerramento ocorreu por volta das 22h com Santa Missa, na residência da família de Ivan Favarato que se encontra enfermo.