Imagens registradas no cemitério de Itamaraju no último sábado, 11, mostram um homem que faleceu no Hospital Municipal de Itamaraju (HMI) com suspeita de Coronavírus sendo enterrado em uma cova rasa. Não se sabe se o óbito aparece nos boletins da Secretaria de Saúde.
De acordo com familiares, a cova onde o idoso foi enterrado teria cerca de dois palmos de profundidade, bem menos do que é recomendado, especialmente em casos como óbitos suspeitos ou confirmados por Covid-19.
As imagens circularam nas redes sociais e causaram revolta na população. Dias atrás circularam imagens de ossadas humanas retiradas de túmulos antigos e descartadas ao relento para que outras pessoas fossem sepultadas nos túmulos.
Há relatos que até três pessoas de famílias diferentes chegam a ser enterradas num mesmo túmulo. Desde 2019 que se iniciou a construção do novo cemitério local, porém as obras não foram concluídas. A população acusa o gestor de atrasar as obras para inaugurar o cemitério no período eleitoral, tendo em vista que será candidato à reeleição.