O prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), foi eleito por aclamação como o novo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) nesta terça-feira 18. Ele assume a presidência com a vice-presidência ocupada por Beto Pinto (Medeiros Neto) e Kitty Guimarães (Taperoá), após a desistência do prefeito de Ituaçu, Phellipe Brito (PSD), que era o único outro nome cogitado para a função.
Em sua primeira declaração como presidente, Wilson Cardoso prometeu um mandato focado no trabalho e na transparência, com a intenção de descentralizar o poder e apoiar os municípios de pequeno porte. Ele anunciou a criação de quatro diretorias regionais — norte, sul, leste e oeste — e uma diretoria de projetos, visando facilitar o acesso a emendas parlamentares para municípios que enfrentam dificuldades na elaboração de projetos.
Wilson também destacou a necessidade de atualizar o Estatuto da UPB, o que, segundo ele, promoverá uma maior participação dos prefeitos de todas as regiões da Bahia nas decisões da entidade. Ele enfatizou que essa reforma permitirá que as políticas públicas cheguem mais rapidamente aos municípios.
Outra prioridade do novo presidente será a aprovação da PEC 66, que visa refinanciar os débitos previdenciários das prefeituras e consolidar a alíquota de 9% para a previdência municipal. Wilson argumentou que a situação financeira das prefeituras, especialmente as de pequeno porte, não justifica o pagamento de alíquotas elevadas, o que tem causado bloqueios nas contas e inviabilizado a administração pública.
A posse da nova diretoria da UPB, que inclui também Danillo Santos (1º Secretário) e Victor do Posto (2º Secretário), está marcada para o dia 31 de março.