A XVII Expoverão, que teve início no dia 11 de outubro, chega ao fim neste sábado, 15, em Arraial D’Ajuda – Porto Seguro. O evento reúniu mais de 300 equinos de diferentes partes do Brasil e foi organizado com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que garantiu a sanidade e o bem-estar dos animais através de desinfecção e adequações nos currais e baias.
A feira atraiu cerca de cinco mil visitantes e movimentou em torno de R$ 2 milhões em negócios. Especializada na raça Mangalarga Marchador, a exposição exige dos criadores a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de exames e atestados de Anemia e Mormo, e a carteira de vacinação contra Influenza Equina.
A Adab tem realizado a fiscalização das exigências sanitárias e do bem-estar dos animais, monitorando o desembarque, a acomodação e prevenindo qualquer tipo de estresse ou agressão. Informações sobre as obrigações sanitárias podem ser acessadas no site da ADAB (www.adab.ba.gov.br), na seção ‘Eventos Agropecuários’.
A Expoverão é promovida pela Associação de Produtores Rurais, Criadores e Expositores do Extremo Sul da Bahia (Aprosul) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).